- Setembro 28, 2023 /
- Dicas para 2 Rodas /
- por ecpa /
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Talvez para muitos a chegada do outono é a altura de deixar de viajar, mas há quem não se importe de alguma chuva e até prefira as temperaturas mais amenas do que o verão escaldante. No entanto, temos que considerar vários fatores de segurança quando entra o outono e as primeiras chuvas. O outono traz consigo desafios únicos que requerem precauções extras na estrada. A segurança na estrada começa com uma moto em boas condições e uma condução defensiva.
Pneus:
Para além da normal verificação da pressão dos pneus regularmente é importante verificar a profundidade do rasto e substituir os pneus se necessário. Pneus desgastados (até pelo aquecimento sofrido com o calor do verão) têm menos aderência e menor escoamento de água, o que pode ser especialmente perigoso em superfícies molhadas e escorregadias.
Travões:
Verificar o estado das pastilhas de travão, dianteiro e traseiro e substituir se necessário. Travões mais eficazes são cruciais para a segurança.
Suspensão:
Ajustar a suspensão conforme as condições da estrada? Superfícies irregulares ou molhadas podem exigir uma configuração diferente da suspensão, mas pela constante e possível variação da temperatura e humidade, o ideal é deixar a configuração para piso seco que também funciona em molhado no caso de um aguaceiro repentino. Sempre importante manter o equilíbrio de massas da moto com a carga (bagagem e passageiro) se for o caso.
Condução Defensiva
O outono traz temperaturas mais baixas e o aquecimento dos pneus é mais lento. Assim, antes de curvar mais rápido ou mais inclinado devemos rodar mais tempo para proporcionar a temperatura ideal aos pneus e assim melhor aderência.
Pela temperatura, humidade e chuvas, a suavidade na condução é o fator chave. Antecipar as travagens, menor velocidade em curva, maior controlo nas acelerações e aumento das distâncias de segurança para outros veículos, é fundamental.
Esta época do ano, trás também as primeiras chuvas. Temos de ter em conta toda a sujidade que emerge do asfalto tonando-o muito escorregadio (ver manchas e espumas que aparecem nestas condições). Só com uns dias de chuva mais intensa é que podemos ter o alcatrão mais limpo. A redução de velocidade para não ter surpresas é obrigatória.
Evitar circular junto às bermas. Se já com o piso seco muitos detritos são atirados para esta zona da estrada, com a chuva, as gorduras (resíduos de óleo e combustível) como referido acima, vão sendo desviados para as bermas da estrada. Também como é normal nesta estação do ano, a queda de folhas das árvores para a estrada, gera perigos adicionais. Curvar ou travar por cima de folhas é igual a aderência zero! Por isso, em estradas florestais todo o cuidado é pouco.
Desviar de poças de água maiores, se possível, pois podem esconder irregularidades e buracos na estrada.
Quem viaja nesta época sabe que, pelo facto de termos menos horas de luz do dia, pela humidade da noite e as manhãs começarem mais “escorregadias”, uma melhor preparação da viagem, é fundamental. As horas previstas de chegada ao destino, o n.º de km a percorrer por dia, onde abastecer, etc., torna-se mais importante.
Equipamento
Começando pelo capacete, uma viseira com “pinlock” torna-se agora essencial para uma boa visão e evitar o embaciamento da mesma.
O equipamento de verão começa a ficar no armário e está na hora de viajar mais “abrigado” mesmo que a temperatura não seja ainda muito baixa, mas por segurança e porque as oscilações do tempo são grandes, mais vale estar prevenido. Os blusões, calças, luvas e botas impermeáveis deverão agora ser usados. Também estes equipamentos, mais de “inverno”, normalmente têm zonas refletoras maiores, o que acrescenta maior visibilidade para os outros, aumentando a nossa segurança.
Independentemente de o equipamento ser impermeável, é sempre aconselhável ter o fato de chuva sempre a mão.
Por fim, pelos desafios que esta época do ano proporciona, apesar da ideia ser conduzir com mais suavidade, é normal haver um maior cansaço físico e psicológico devido à atenção redobrada que temos de ter na condução. As paragens regulares para relaxar continuam a ser importantes para mantermos uma viagem em segurança.
Boas viagens!
Fonte: https://motomais.motosport.com.pt/viajar-moto/viajar-de-moto-no-outono-e-primeiras-chuvas/
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ecpa