Se não usar a sua moto durante algum tempo não quer dizer que tenha que se esquecer dela. É importante ter em conta uma série de precauções para evitar o deterioramento prematuro de algum dos seus componentes. De seguida, indicaremos alguns simples passos para que possa cuidar adequadamente da sua moto e assim garantir que esteja totalmente preparada para retomar a circulação.

Armazenamento

• A moto deve ser armazenada numa área seca e segura, afastada dos elementos.

• É conveniente evitar o armazenamento perto de janelas, pois a luz UV pode afetar a tinta e os componentes plásticos.

• Após a escolha do local de armazenamento, é recomendável tapar a moto com uma cobertura especial que seja respirável.

• É melhor colocar no suporte central (se equipado).

Limpeza da moto

Limpe a moto, especialmente se circular em zonas costeiras, pois o sal pode provocar a deterioração das superfícies metálicas. Uma vez limpa e seca, aplique um spray para metais, plásticos e polimentos, obtendo assim uma camada protetora que repele a água e que protege as partes de metal e plástico dos raios ultravioletas.


Sistema de combustível

Para motociclos equipados com um sistema de injeção.

A forma mais apropriada para garantir a manutenção do sistema de combustível é encher completamente o depósito com combustível novo. O nível apropriado é até à zona inferior do bocal do depósito.

Lubrificação e ajustes

Verifique e ajuste a folga da corrente de transmissão e lubrifique com o lubrificante indicado para correntes de transmissão.


Bateria

Retire a bateria da moto e efetue uma carga.

Se não for possível a remoção da bateria, pelo menos uma vez por semana, deverá ligar a moto e deixar trabalhar ao ralenti até que atinja a temperatura de funcionamento, de seguida, acelere o motor várias vezes de forma a ultrapassar as 3000rpm, sem travar. Este procedimento ajudará a manter a carga na bateria, permitirá a lubrificação dos componentes do motor e renovará o combustível que se encontra no sistema de injeção.


Pneus

Antes de armazenar a sua moto, verifique a pressão de ambos os pneus e ajuste se necessário.

Preferencialmente, a moto deve ser guardada com ambas as rodas elevadas, caso não seja possível, é recomendado que, pelo menos uma vez por semana, mova a moto, de modo a que o peso não esteja sempre a ser exercido na mesma zona do pneu.

Verificações pré-condução

Antes de voltar a conduzir a sua moto, os pneus devem ser verificados quanto a fissuras. Se nenhuma deterioração for encontrada, verifique a pressão para garantir que é a recomendada no Manual do Utilizador.

Deve verificar o nível de óleo e outros fluídos essenciais.

Se desconectou a bateria, limpe os terminais com uma escova de aço e aplique massa dielétrica. De seguida, reinstale a bateria.

Deve também limpar os discos de travão de ambos os lados com um produto específico. Antes de começar a circular a um ritmo mais rápido, verifique se tudo está funcional circulando a baixas velocidades e rotações.

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.lopeslopes.pt/noticias/56690-dicas-de-manutencao-se-vai-estar-algum-tempo-sem-usar-a-moto/

  • ecpa

Leave A Comment