Custos e Orçamentos
É importante ter noção do orçamento disponível quando pensamos em comprar uma moto. Ao valor da moto ainda teremos de adicionar custos fixos de revisões, manutenção, peças de reposição, consumo de combustível e seguro, entre outros. Antes de ver opções muito extravagantes é bom definir antes “quanto estou disposto a pagar pela minha nova moto”.
Necessidade e Uso
No fundo, grande parte de nós sonha com aquelas roadtrips ao fim-de-semana pela costa portuguesa, mas será esse o uso mais frequente que vamos dar à nossa moto? Qual é o nosso objetivo? Urbano ou rural, sozinho ou a dois?
Uma moto para viagens longas não será a mesma para percursos curtos dentro da cidade. É essencial pensarmos que tipo de moto precisamos e qual o uso que lhe queremos dar antes da compra.
Experiência de condução
Este fator, por mais discutível que seja, tem um peso muito grande na compra da tua nova moto. Confirma-se: motos de alta cilindrada não são a melhor opção para condutores inexperientes (principalmente em meio urbano).
É melhor desenvolver experiência num modelo menos robusto, trabalhar equilíbrio, conhecimento do trânsito e aprender o comportamento da moto antes de investir recursos em mais potência e velocidade.
Porte e estatura
Não há que enganar. Nem todas as motos funcionam para todo o tipo de estaturas: muito dificilmente alguém com mais de 1,80m vai estar bem numa scooter, e uma pessoa de estatura inferior não se vai sentir confortável num modelo street mais alto.
É importante comprar um modelo que seja confortável, em que os pés toquem levemente no chão (no momento das paragens), os joelhos estejam confortáveis e os braços levemente flexionados. Não há melhor forma de confirmar este ponto do que fazendo um test-drive antes da compra.
Nova ou Usada
Se ao comprar uma moto nova temos a garantia de fábrica, uma usada, dependendo do caso, consegue dar-nos uma qualidade semelhante por um preço muito inferior.
Estado de compra de usadas
No caso de compra de uma moto usada, a melhor opção será sempre ter uma avaliação com um mecânico de confiança. Contudo, se quisermos confiar nas nossas capacidades, podemos sempre tirar algumas conclusões do estado da moto que estamos prestes a comprar.
Muitos mecânicos confirmam: é praticamente impossível desmontar o motor de uma moto sem deixar marcas nos componentes. Estas marcas revelam se houve reparações e podem desvendar eventuais problemas que o vendedor esteja a esconder.
Porcas diferentes na mesma peça em metal mais novo, sinais de ferramentas em parafusos, cicatrizes de soldagem no cárter – qualquer sinal que pareça estranho deve ser esclarecido com o vendedor antes da compra.
Há que dar uma atenção especial ao estado do motor, que se consegue analisar através do test drive e consistência do óleo, e verificar os acessórios mais usados – pedaleira e manetes de freio, que podem revelar sinais de acidente.
Tudo isto é relativo e depende sempre dos casos, motos e vendedores. Contudo, ter atenção a estes pormenores é essencial no ato de compra. É bom garantir, caso não consigamos levar um mecânico ou amigo experiente, que estamos preparados para uma análise correta e confirmar se o preço que nos estão a pedir é, de facto, o justo.