Para os aventureiros que tiram a moto da garagem sem dar importância às condições meteorológicas, os especialistas da Bridgestone, fabricante de pneus, dão uma mão cheia de conselhos para andar de moto no inverno.

Temperatura dos Pneus

Os pneus garantem melhores prestações quando atingem a temperatura ideal, mas com as temperaturas invernais a poderem atingir valores muito baixos, os pneus demoram mais tempo a aquecer.

É então sugerido pela Bridgestone que nos dias mais frios se pratique uma condução da moto a uma velocidade moderada durante os primeiros 15 minutos da viagem, permitindo assim alcançar a temperatura adequada dos pneus.

 

Pneus Compostos Parcialmente com Sílica

A sílica é um mineral arenoso que é integrado na borracha dos pneus para oferecer uma maior aderência, especialmente em pisos molhados.

A especialista em pneus Bridgestone recomenda para os climas mais frios e húmidos a utilização de pneus compostos parcialmente com sílica nas motos. 

Mas atenção, a sílica não vai evitar qualquer probabilidade de os pneus escorregarem, pelo que se aconselha a prática de uma condução prudente.

 

Perfil dos Pneus

Para os diferentes estilos de motos, há também diferentes tipos de pneus. Normalmente motos touring calçam pneus de estrada, motos trail utilizam pneus mistos e as off-road pneus com tacos.

Em algumas motos é possível montar pneus mistos, para que nas condições meteorológicas mais adversas consigam uma maior drenagem de água, diminuindo o risco de aquaplanagem.

Antes de se optar por uma troca de pneus de estrada para uns mistos ou off-road é aconselhável confirmar com um profissional se é segura e legal esta operação.

 

Estado dos Pneus

A quantidade de borracha dos pneus pode ser medida através de pequenos retângulos elevados inseridos nas ranhuras dos pneus. Quando o desgaste dos pneus chegar a estes avisadores, está na altura de os substituir.

Este fator é bastante importante tanto no verão como no inverno, mas pode revelar-se um risco maior nas temperaturas mais baixas por não garantir uma boa aderência à chuva, uma vez que a capacidade de drenagem de água do pneu é baixa.

Advertimos ainda que em Portugal é ilegal conduzir com pneus que apresentem menos de 1,6 mm de profundidade nas ranhuras.

 

Adaptar a Condução

O asfalto mais escorregadio, os pneus frios, a chuva e outros perigos existentes na estrada obrigam-nos a exercer uma condução mais cautelosa para enfrentarmos as condições do inverno de maneira mais segura.

Relembramos ainda que perante as condições mais húmidas as distâncias de travagem aumentam, portanto aconselhamos as viagens de moto a velocidades mais comedidas e a manutenção de uma maior distância perante os veículos da frente.

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.andardemoto.pt/moto-news/63860-dicas-para-reforcar-a-seguranca-a-andar-de-moto-no-inverno/

  • ecpa

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