Andar de moto em dias quentes, como acontece no verão, é sempre um desafio para o motociclista. Se a chuva aumenta os riscos de segurança para quem anda de moto, o calor também não deve ser menosprezado pois o desconforto, a desidratação e a exaustão também põem em risco a segurança. Por isso aqui lhe deixamos alguns conselhos para minimizar os efeitos do calor quando viaja de moto.

 

svg%3E

1 – Use equipamento adequado
Praticamente todas as marcas de vestuário e acessórios especializadas em equipamentos para moto têm na sua gama opções para a época do verão. Por isso, de maneira a aumentar o seu conforto e consequentemente também a segurança, escolha um blusão, umas luvas e umas botas mais frescas. Apesar dos tecidos serem mais finos os bons equipamentos mantêm as proteções necessárias para os pontos sensíveis do corpo e muitos deles possuem aberturas para permitir a entrada de ar. Já agora, não se esqueça da cor das calças. Se forem pretas as pernas irão sofrer mais.

 

svg%3E

2 – A importância do capacete

Essencial para a segurança de qualquer motociclista, o capacete tem também um papel importante na forma como consegue reduzir os efeitos nocivos das altas temperaturas durante uma viagem. No caso dos capacetes integrais ou modulares não se esqueça de abrir as entradas de ar do capacete. Para reduzir a sensação de exaustão pode sempre experimentar utilizar uma toalha húmida à volta do pescoço.

 

svg%3E

3 – Ande sempre hidratado
A perda de líquidos numa viagem num dia de calor é enorme e por isso é determinante que o motociclista esteja atento à hidratação, bebendo e repondo líquidos sempre que possível. Portanto ande sempre com água na bagagem ou pare frequentemente para beber.

 

4 – Pare frequentemente
Aumente o ritmo das paragens para evitar o excesso de calor no corpo e a exaustão. Aproveite para despir o equipamento e permitir a circulação do ar no capacete, luvas e blusão, ao mesmo tempo que se refresca com o ar a circular no próprio corpo. Se for caso disso experimente molhar a roupa. Ela secará num instante, mas até que isso aconteça a deslocação do ar na viagem sempre ajuda a baixar a temperatura que se sente.

 

svg%3E

5 – Aproveite as sombras
Quando parar aproveite sempre a sombra. Além de ajudar o motociclista a arrefecer mais rapidamente, vai ter o mesmo efeito na moto, evitando assim possíveis problemas de sobreaquecimento e ao mesmo tempo reduzindo um pouco a intensidade da fonte de calor que é o motor de uma moto.

 

 

Fonte: https://motorguia.net/2021/06/15/defenda-se-do-calor-na-sua-moto/

  • ecpa

Leave A Comment