Se a sua moto está muito tempo parada, se está equipada com um sistema de alarme ou se se aproxima o inverno, estação do ano particularmente penalizadora para as baterias, então fique atento a estes conselhos para que possa manter a bateria da sua moto em condições:
1 – Verifique regularmente o estado da bateria
Ganhe o hábito de ver o estado da bateria tal como vê a pressão dos pneus ou o nível do óleo. Não tem de ser com tanta frequência, mas pelo menos de seis em seis meses veja como se encontra a bateria.
2 – Garanta o bom estado dos terminais
Uns terminais, ou mais vulgarmente chamados bornes da bateria, em mau estado e oxidados além de dificultarem a passagem de corrente elétrica podem também dar origem a fugas de corrente. Por isso deve garantir que estes estão limpos e que permitem um bom contacto com as ligações da moto. Limpe-os bem com um dos vários produto em spray que se encontram no mercado e que além de limparem e retirarem a oxidação também facilitam a passagem de corrente elétrica.

3 – Mantenha o descanso isolado
Sempre que tenha a moto estacionada assegure-se que o descanso repousa sobre uma madeira ou uma borracha. Assim evita que o descanso sendo em metal e estando em contacto direto com o chão permita que hajam descargas de energia.
4 – Evite longos períodos de paragem
Tente evitar que a moto fique parada muito tempo sem andar. O ideal seria que pelo menos a moto andasse cinco quilómetros por dia, pois é o suficiente para evitar que a bateria descarregue. Se necessitar de parar a moto por um período longo superior a três semanas, então desligue os terminais da bateria, o que prolongará a sua carga por mais tempo. Não se esqueça de desligar primeiro o negativo e depois o positivo.

5 – Tenha cuidado com os acessórios
Se equipar a sua moto com muitos acessórios elétricos adicionais tenha especial atenção com a capacidade da mesma. Elementos como iluminação extra, alarmes, sistemas de navegação podem sobrecarregar a bateria. Portanto tenha o cuidado de analisar bem o aumento de consumo de energia e equipe a moto com uma bateria com capacidade par dar resposta a esses equipamentos.
6 – Carregadores inteligentes
Se prevê uma longa paragem da sua moto, em especial durante o inverno, o ideal é pensar em adquirir uma carregador de manutenção inteligente. Existem vários modelos e marcas de carregadores que podem ser utilizados em baterias de ácido, lítio ou gel. Estes carregadores possuem diversas funções e deve observar isso no momento de adquirir este equipamento. Podem apenas carregar a bateria, podem também regenerar e recuperar e fazer manutenção de carga. No caso dos carregadores de manutenção de carga, estes estão ligados à bateria em permanência (através de uma ficha própria e fácil de ligar e desligar) e monitorizam a carga e repõem sempre que esta baixa de uma determinada voltagem, evitando a quebra de carga da bateria.
Veja um carregador deste tipo como um investimento que lhe evitará comprar baterias novas sempre que imobiliza a sua moto por períodos mais prolongados.