Um dos contratempos dos capacetes modulares ou integrais é o embaciamento da sua viseira, o que causa uma redução da visibilidade para o motociclista o que dificulta a tarefa de conduzir e compromete substancialmente a segurança.

 

A acumulação de condensação na viseira é comum e ocorre mais nos dias frios, mas é um fenómeno que também não escapa a dias mais amenos ou até quentes. Por isso evitar o embaciamento da viseira é fundamental para garantir as condições de segurança do motociclista e daqueles que o rodeiam e também para manter o seu conforto enquanto viaja. Como tal, aqui ficam alguns conselhos para manter a viseira desembaciada.

svg%3EUtilize a ventilação do capacete
Atualmente a esmagadora maioria dos capacetes tem entradas e saídas de ventilação que permitem fluxos de ar no seu interior precisamente para reduzir a possibilidade da viseira embaciar. Em algumas situações abrir as entradas de ar pode ser suficiente para evitar o embaciamento, mas nem sempre isso é suficiente.

Limpe bem a viseira
Uma viseira suja é meio caminho andado para embaciar. A condensação do calor do corpo e da respiração terá a superfície ideal para acumular, portanto mantenha sempre a viseira bem limpa e desengordurada. Além dos produtos de limpeza, há algumas soluções no mercado específicas contra o embaciamento que deixam a superfície interior da viseira com uma ligeira camada que evita a acumulação da condensação, mas esta é sempre uma solução temporária.

svg%3E


Pinlock

O Pinlock é uma película em plástico que adere à parte interior da viseira e que evita o embaciamento da mesma já que evitando a circulação de ar na viseira impede que esta embacie. Alguns capacetes já vêm equipados com esta solução, mas, se não for esse o seu caso, o Pinlock pode ser adquirido como acessório e incorporado no seu capacete.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://motorguia.net/2021/08/19/como-evitar-que-a-viseira-fique-embaciada/

  • ecpa

Leave A Comment