9 regras básicas para ser o pendura perfeito…

Os penduras são o mais importante que transportamos nas nossas motas. Companheiros que confiam totalmente no condutor e cuja acção implica directamente com o bom andamento e segurança em andamento. Aqui ficam algumas regras básicas para o pendura quando viajamos a dois:

1. Nunca subir ou descer da moto sem o prévio conhecimento do condutor. Esta regra é ainda mais importante no caso do piso ser irregular, o condutor ter perna curta ou se a moto estiver muito carregada.

2. Evitar movimentos bruscos ou calçar luvas, retirar e colocar o capacete, levantar-se ou retirar os pés das peseiras em andamento.

3. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve ter sempre à mão os meios de pagamento necessários e entregar e receber os tikets, troco, etc..

4. O pendura deve acompanhar sempre o corpo do condutor e estar sempre atento à estrada. Para isso deve apoiar-se fortemente em ambas as peseiras e fazer força com os joelhos no condutor, relaxando a zona da anca. Isto ajuda a tornar a moto mais manobrável.

5. Nas travagens e arranques deve segurar-se nas pegas traseiras (para o efeito) e não no condutor. Em alternativa, pode colocar os braços à volta do condutor e apoiar-se no depósito da moto, evitando assim o embater no condutor numa travagem mais brusca.

6. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

7. Sempre que a moto pára nunca deve ter pôr os pés no chão. Nunca se deve retirar os pés das peseiras em nenhum momento.

8. Em velocidade ou com muito vento, deve juntar-se o mais possível ao corpo do condutor, evitando assim a oscilação.

9. Não adormecer ou distraír-se em percursos sinuosos ou de piso irregular.

Se a pendura seguir estas pequenas regras numa viagem a dois, é meio caminho andado para se desfrutar em pleno do passeio, sem stresses, sem cansaço, e sem sustos desnecessários. Boas curvas!

 

 

  • ecpa

Leave A Comment