O capacete é o elemento de segurança mais importante quando se conduz um motociclo. Mas também têm uma data de validade recomendada e todos os maus tratos podem comprometer a sua eficácia.

Os estudos são categóricos quanto à eficácia do capacete: o seu uso diminui o risco e a gravidade de lesão até 72%, mas, mais importante, diminui a probabilidade de morte até 40%.

Como garantir a sua maior eficácia

Em primeiro lugar, fazer uma boa manutenção ao capacete é fundamental. Contudo, por muito que se esforce nos cuidados e manuseamento, a certa altura vai ter mesmo de o trocar.

maioria dos fabricantes recomenda a substituição após cinco anos a partir da compra, uma vez que elementos como os plásticos de policarbonato e as espumas perdem a sua eficácia devido à exposição aos elementos. No caso de capacetes com misturas de fibra ou fibra de carbono, a sua utilização pode ser eventualmente prolongada entre 8 e 10 anos, desde que estejam em perfeitas condições e não tenham sofrido golpes ou quedas. Deve ter-se em conta que os regulamentos europeus não obrigam os fabricantes a marcar a data de validade no capacete.

 

O estado dos elementos do capacete é normalmente um fiel indicador da necessidade de troca.

Se as espumas se desfazem, se os fechos não cumprem a sua função, se a superfície está arranhada ou se a estrutura foi deformada por um golpe ou uma queda, então a eficácia do capacete será praticamente nula, mesmo que não apresente danos visíveis, como fendas, buracos ou deformações.

Altas temperaturas, elementos abrasivos, humidade, más práticas de armazenamento que podem causar deformações ou simplesmente desgaste prolongado são outros elementos que podem reduzir a capacidade de protecção.

 

 

 

Fonte: https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/o-que-saber-sobre-motos/quando-deve-trocar-de-capacete-de-moto

  • ecpa

Leave A Comment