As lentes para motociclistas são fundamentais no seu desempenho e segurança, devendo ser cuidadosamente selecionadas, mediante o tipo de motociclo.
As melhores lentes para motociclistas são aquelas que oferecem a maior agilidade nas constantes adaptações às diferentes necessidades dos condutores e que melhoram o seu desempenho, seja ele em trânsito, pista ou todo-o-terreno. Mas afinal, o que deve ter em conta quando comprar umas lentes específicas para uma condução de 2 rodas?
Chuva, encandeamento solar, raios ultravioleta, neve, vento, pequenos insetos ou mesmo pó, fazem parte das condicionantes de quem gosta e anda na estrada, no monte ou em pistas de velocidade, e precisa de uma visão nítida e concentrada naquilo que realmente interessa, o trajeto.
Passando agora à prática.
Certamente já lhe aconteceu, durante a condução de uma moto, encontrar um grande desnível no terreno ou uma subida acentuada com o sol de fundo, que vai aparecendo e desaparecendo entre as árvores, sentindo-se encandeado. Numa situação destas, o mais natural é começar por forçar o olhar (tendemos a cerrar os olhos) procurando maior atenção e melhor visão sobre o trajeto, certo?
Pois é, a importância da utilização de lentes específicas para andar de moto é, além da segurança, conseguir solucionar problemas como a falta de nitidez em campos da visão estritamente necessários para os motociclistas e minimizar o encandeamento, protegendo a estrutura ocular dos raios UV e de lesões oculares com filtros e matérias altamente resistentes ao impacto. Tendo em conta que as necessidades visuais dos condutores de motos são muito diferentes dos condutores de carros (e dos peões), o design das lentes não deve ser o mesmo quando se encontra em cada um destes três papéis.
Lentes personalizadas para todo o tipo de condução
Como já referi, é importante que as lentes para motociclistas sejam diferentes das lentes usadas no dia a dia, uma vez que o tipo de condução ou moto pede um design de lentes adaptado, pois durante o dia adotamos uma posição vertical e na condução de moto alteramos ligeiramente a posição.
Estas necessidades variam totalmente se a condução é urbana, se é uma condução desportiva ou uma condução tipo “chopper”, devido à posição que o corpo adota em posição “L”.
Mas afinal, como é que as lentes utilizadas durante a condução influenciam o meu desempenho?
Tal como acontece quando selecionamos as lentes graduadas para os nossos óculos de dia a dia, para andar de moto precisamos de escolher minuciosamente as lentes que melhor respondem às nossas necessidades visuais em condução.
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Uma das características da condução urbana é a postura vertical que o condutor adota. Aqui, os nossos olhos usam a área central das lentes, mas dependem também de uma visão periférica apurada para mudanças de via e ultrapassagens, para que nada ao seu redor lhes escape.
- Exemplo de condução urbana
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Na condução desportiva, devido à posição que o corpo adota em condução, há um desalinhamento entre o eixo óptico (das lentes) e o eixo visual (dos olhos) e é usada sobretudo a zona superior das lentes. A condução nesta posição desportiva, aumenta a fadiga visual e postural, e provoca uma perda na qualidade da visão em quem usa óculos graduados, pois os campos das lentes são otimizados para uma utilização em posição vertical e não tão inclinada para a frente. É então necessário ajustar as lentes graduadas para uma qualidade visual máxima, considerando a posição corporal adotada no tipo de condução desportiva.
- Exemplo de condução desportiva
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Na condução de motos tipo “chopper”, acontece precisamente o inverso da condução desportiva pois, à medida que o corpo é inclinado para trás, utilizamos a parte inferior das lentes para ver ao longe, que numa posição vertical normal, do dia a dia, é utilizada para uma boa visão de perto. Assim, é necessária uma otimização desta área da lente, de forma a permitir o alcance de um desempenho e um conforto ímpar na sua condução.
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- Exemplo de condução numa moto tipo “choper”
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Segurança em primeiro, segundo e terceiro lugar
As lentes para óculos de motociclismo têm de ser altamente resistentes ao impacto, visto que têm uma grande responsabilidade na proteção física dos olhos. E não só, ao usá-las, muito provavelmente vão embaciar, encher-se-ão de de pó, água, terra, insetos e outras impurezas. A quem nunca aconteceu?
Deve então, além de selecionar um design específico para o seu tipo de condução, apostar em lentes com bons tratamentos, fáceis de limpar, com camadas hidrofóbicas, anti-estáticas, oleofóbicas e máxima proteção contra os raios UV, para que o sol, a chuva e outros resíduos não sejam um problema. Devem também ter um bom anti-reflexo, especialmente na parte de trás da superfície das lentes, a parte do lado do olho, que vai ajudar a minimizar possíveis distrações durante a condução. E ainda, é fundamental escolher um material bastante resistente e à prova de choque. Recomendamos que estas sejam feitas em policarbonato, de modo a suportarem melhor uma possível queda.
A forma da armação também não deve ser descorada.
A prioridade na seleção dos óculos para andar de moto, além das lentes (que são o que lhe vai permitir ter visibilidade na pista) é ter a maior cobertura possível da estrutura ocular, de forma a proteger os olhos de qualquer objeto estranho que se atrevesse à frente, assim como das situações de encandeamento solar. Certifique-se que a armação tem uma boa curvatura, que as lentes oftálmicas escolhidas lhe proporcionam total liberdade visual, com uma visão periférica e panorâmica sem falhas, e que o encandeamento é reduzido com filtros de cores polarizados.
Bandeira amarela para os nossos olhos
Durante o dia a dia e especialmente em atividades de outdoor, estamos expostos aos nocivos raios UV, altamente prejudiciais para os nossos olhos.
Habitualmente, a bandeira amarela é símbolo de defesa e cuidado, sendo esta a principal mensagem que deve ser passada quando falamos nos raios ultravioleta, que podem provocar implicações graves aos nossos olhos e devem ser tidos em conta na escolha do tratamento quando falamos em lentes para motociclistas. Devemos sempre verificar se as lentes têm o carimbo E-SPF e qual o seu índice de proteção.
As lentes desenhadas para veículos de duas rodas
As lentes não servem só para um bom estilo, melhoram a sua performance, aumentam a sua segurança e acima de tudo, são um dispositivo médico, que existe para que veja bem em todas as circunstâncias. As lentes graduadas que escolher para cada um dos seus óculos, deve acompanhar a especificidade das atividades que executa no seu dia a dia, de forma a ter uma visão perfeita em cada momento.