Quando devo mudar o pneu dianteiro da moto? Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a perceber quando deve realizar esta operação.

Dicas

As discussões sobre pneus de moto dão “pano para mangas”, como se costuma dizer. Animam as conversas de café entre amigos que partilham a paixão pelas duas rodas. E muitas vezes essas conversas servem para propagar alguns mitos que nunca, ou raramente, se confirmam. Por isso, deixamos neste artigo sobre pneus uma série de dicas. Neste caso, para ajudar a responder à questão: quando devo mudar o pneu dianteiro da moto?

Os pneus da moto são o único ponto de contacto com o asfalto. Bom… pelo menos esperamos que sejam só os pneus e nada mais do que isso! Cada tipo de pneu é concebido para responder a um conjunto de necessidades de diferentes tipos de motos. Se nos alhearmos da questão das dimensões, um pneu fabricado para uma scooter não deverá ser usado numa superdesportiva. Tal como um pneu de uma grande turística também não é apropriado para uma naked mais leve e ágil.

Pneus diferentes para utilizações diferentes. Esta é uma das dicas que deve ter em atenção.

DicasUm pneu de uma moto não dura para sempre. Tem um limite de vida útil. Esse limite pode ser maior ou menor dependendo de uma série de características ou mesmo do cuidado que cada motociclista tem. Por exemplo a pressão dos pneus pode ter consequências nefastas ao nível do desgaste do pneu (e do comportamento da moto).

Nas conversas de café entre amigos é habitual ouvirmos alguém dizer que “o pneu dianteiro da minha moto dura o dobro do pneu traseiro”. Na base desta ideia está o facto do motor da moto passar a sua força para o asfalto através do pneu traseiro. Esse pneu sofre então um desgaste mais pronunciado.

Mas esta ideia tem diversas falhas. O que muitas vezes leva os motociclistas a usarem o pneu dianteiro muito para além da quilometragem desejável, na segurança, teórica, de que tudo está bem.

Dicas: A importância do pneu dianteiro vs pneu traseiro

Sim, é verdade que do pneu traseiro depende a tração e a estabilidade da moto, de uma forma geral. Mas convém ter em conta que é sobre o pneu dianteiro que “cai” todo o peso da moto numa travagem ou ao abordar uma curva.

Quando o pneu traseiro perde aderência, a situação até pode tornar-se engraçada. Mas quando o pneu dianteiro perde aderência, a situação deixará de ser divertida e pode terminar em pesadelo (leia-se: queda).

Num pneu traseiro o desgaste acontece na zona central do piso, ponto de maior contacto com o asfalto. Facilmente percebemos pelo desgaste dos rasgos que está na hora de trocar de pneu antes de aparecer o arame. Mas um pneu dianteiro não sofre as mesmas forças, e o desgaste na zona central do piso pode não ser evidente.

O desgaste do pneu dianteiro ocorre de forma mais evidente nas laterais ou “ombros” do pneu. Os rasgos desaparecem mais rapidamente nessas zonas, e menor quantidade de borracha impede que o pneu se agarre ao asfalto. Não deixa a estrutura da carcaça do pneu trabalhar convenientemente. O que pode resultar em perda de aderência repentina.

Por outro lado, o desgaste do perfil do pneu dianteiro da moto dificulta o controlo da trajetória. Obrigará o condutor a realizar mais correções na direção, tornando toda a dinâmica do conjunto mais instável. E instabilidade em inclinação é tudo o que não queremos quando conduzimos uma moto!

Com o desaparecimento dos rasgos do rasto na zona lateral do pneu dianteiro ficamos com um pneu de competição. Se os pilotos de MotoGP utilizam pneus slick, sem rasgos, é porque devem ser melhores. Nada mais errado!

Os pneus de competição slick são concebidos de uma forma totalmente distinta dos pneus de estrada, mesmo em comparação com os pneus de gamas mais desportivas. A ausência de rasgos nos slicks maximiza a área de contacto com o asfalto e evita também “microdeformações” que resultam num aumento indesejado de temperatura.

A ausência de rasgos nas zonas mais extremas do pneu dianteiro de estrada impede o correto escoar da água. Temos de nos lembrar que nem sempre é possível desfrutar da moto em dias de sol, com asfalto seco. E mesmo nesses dias devemos ter em conta que é possível encontrar água no asfalto. Pneu sem rasgos ou capacidade de escoamento da água, mais rapidamente perde aderência. E mais rapidamente estamos perto de sofrer uma queda.

Por isso verifique sempre o estado e profundidade dos rasgos do pneu dianteiro nas zonas laterais. Se estiverem demasiado desgastados, com deformações claramente notórias, ou quase a desaparecer, está na altura de trocar de pneu dianteiro para evitar problemas de maior.

DicasMas se eu só andar no verão e dias de sol, posso usar pneus de competição slick?

Um pneu de competição slick tem uma construção muito específica. Nomeadamente o perfil deste tipo de pneus é mais “triangular”. É um pneu de “tudo ou nada”, que em pista permite inclinar mais rapidamente para uma curva e de uma forma bastante agressiva.

É também um tipo de pneu que utiliza compostos especiais e a própria estrutura interna está concebida para trabalhar em temperaturas muito específicas, demasiado elevadas em comparação com as temperaturas que conseguimos atingir numa condução de moto em estrada.

Só por esta razão já fica alertado que não deve usar pneus de competição na sua moto de estrada. Mas se fosse preciso mais uma justificação, não se esqueça que estes pneus não estão homologados para uso em vias públicas! Ou seja, caso um agente da autoridade inspecione o pneu, dará direito a uma multa por circular em estrada com componentes não homologados.

DicasDicas: Será que posso / devo fazer a troca do pneu em casa?

Em teoria, e caso tenha alguns conhecimentos básicos de mecânica e as ferramentas necessárias, a substituição de um pneu (seja dianteiro ou traseiro) pode ser realizada na sua própria garagem. Mas tenha em atenção que, como referimos anteriormente, os pneus são o único ponto de contacto entre moto e o asfalto.

Provavelmente será melhor (e mais fácil!) recorrer aos serviços de um mecânico ou de uma casa especializada em pneus de motos. Têm mais conhecimentos sobre pneus, e farão a substituição do pneu rapidamente, garantindo também que a roda fica perfeitamente calibrada.

Se a roda não ficar calibrada, você vai sentir vibrações através dos punhos da moto. No melhor dos cenários a roda pode estar ligeiramente descalibrada e as vibrações são poucas. Mas muitas vezes a roda está bastante descalibrada, as vibrações são mais fortes, e conduzir a moto nestas condições torna-se perigoso. Isto para não falar em todo o stress a que estamos a sujeitar diferentes componentes mecânicos da moto como rolamentos, travões, suspensões, etc.

Será por isso melhor recorrer aos serviços de um especialista para trocar o pneu dianteiro da sua moto. Este é o nosso último conselho nesta lista de dicas sobre saber quando deve trocar de pneu dianteiro na sua moto.

Fonte: https://motojornal.pt/dicas-quando-devo-mudar-o-pneu-dianteiro-da-moto/

  • ecpa

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