Depois dos meses frios de inverno, os motociclistas são atraídos para as ruas assim que chegam os primeiros raios de sol. O aumento da temperatura também garante que possas usar o teu veículo de duas rodas regularmente. A temporada de moto geralmente começa na primavera, entre abril e maio. As tuas primeiras viagens vão depender principalmente das condições meteorológicas e só são recomendadas quando a temperatura está na faixa dos dois dígitos. A temporada das motos atinge o pico nos meses quentes de verão e estende-se até outubro. No entanto, o outono limita as opções para os motociclistas e as viagens geralmente só são possíveis se o tempo o permitir. Regra geral, já há folhas nas ruas nesta época do ano, o que pode ser perigoso, principalmente para os veículos de duas rodas.

PASSO 1: PLANEIA TODOS OS DETALHES DO TEU PASSEIO DE MOTO

Depois de encontrares um momento adequado na temporada de motos, o verdadeiro processo de planeamento da viagem de moto começa. Deves de dar início ao planeamento da tua viagem o mais cedo possível. Não te esqueças de planear paragens regulares para descanso ao longo do percurso, pois, o motociclismo exige muita concentração.

Para durante a viagem, sempre que necessário

Regra geral, os tanques das motos têm capacidade entre 16 e 23 litros, o que significa que são possíveis percursos entre 300 e 400 quilómetros. No entanto, é aconselhável que faças o planeamento da viagem com paragens para reabastecimento a cada 200 a 250 quilómetros. O planeamento generoso das paragens para reabastecimento torna mais fácil evitar percalços desnecessários. Portanto, considera estes pontos no planeamento da tua viagem de moto.

 

preparação viagem de moto

PASSO 2: ESCOLHE O EQUIPAMENTO CERTO

Existe sempre o risco de se danificarem peças adicionais ou o sistema elétrico. Portanto é aconselhável que leves sempre um kit de emergência. Assim estás sempre preparado para pequenos reparos e reparos de manutenção regulares, que podes ser usar rapidamente.  Em particular, a fita adesiva que podes  usar universalmente para a fixação improvisada de peças soltas de painéis.

Prepara um Kit para a viagem

Também recomendamos que leves um produto multiusos que proteja o metal contra a oxidação e corrosão para lubrificares componentes móveis ou para soltar peças de metal presas.  Também é aconselhável levares um spray de contato para cuidares dos acessórios elétricos, como a bateria ou os fusíveis. Usa um spray limpa contactos de secagem rápida para que resíduos de óleo, poeira ou fluxo possam ser facilmente removidos dos componentes eletrónicos. Isso garante uma funcionalidade suave. Além disso, o spray de contato seca rapidamente e não deixa resíduos nos componentes. Ao planeares um passeio de moto, é sempre aconselhável que leves um dispositivo multifuncional adequado, como o WD-40.

 

manutenção da moto

PASSO 3: A IMPORTÂNCIA DOS PORMENORES NO PLANEAMENTO DE UM PASSEIO DE MOTO

Acima de tudo ao planear uma viagem de moto, é aconselhável realizares os preparativos técnicos na moto desde o início. A moto deve estar em boas condições técnicas. Isso reduz o risco de avaria ou defeito ocorrendo no caminho. É aconselhável que faças os preparativos adequados antes da primeira partida, especialmente após um longo período de inatividade, como no inverno. É especialmente importante que verifiques as condições da bateria. Por exemplo, a ferrugem pode se ter acumulado nos pontos de contato durante o tempo de inatividade. Um spray multiusos é o mais adequado, pois retira a ferrugem nos componentes afetados e evitando a corrosão renovada a longo prazo.

Não te esqueças de fazer uma pequena revisão à tua moto

Não te esqueças que também tens de verificar o sistema de travões, esta verificação é obrigatória. No inverno, é aconselhável guardar a moto num local o mais seco possível, como uma garagem. Se a moto estiver desprotegida, ela ficará permanentemente exposta às intempéries, por isso os discos de travão podem acumular sujidade que pode afetar o manuseamento da moto. Deves de ter em consideração este aspeto no planeamento de um passeio de moto, principalmente, verificado após um longo período de inatividade. 

 

 

manutenção moto wd40

CONCLUSÃO

Para planear um passeio de moto, precisas de alguns preparativos conforme descrito acima. As dicas mencionadas para a preparação de um passeio de moto parecem extensas à primeira vista e com algumas horas de trabalho manual. No entanto, as dicas podem ser implementadas rapidamente com as ferramentas e equipamentos certos. Cada movimento pode aumentar a expectativa do verdadeiro passeio de moto. Isso torna o planeamento de um passeio de moto divertido e agradável para a próxima temporada.

 

 

Fonte: https://wd40.pt/usos/como-planear-uma-viagem-de-moto/
  • admin

Leave A Comment