Todos os dias a corrente de transmissão lida com os enormes binários com que o motor o puxa, estando constantemente exposto à humidade e à sujidade. Além disso, a transmissão por correia continua a ser o método mais simples de conduzir uma moto, sendo mais leve e eficaz na transmissão de energia do que o cardan e menos sensível do que a correia dentada. Bem conservada, a mesma pode durar o dobro do tempo que uma correia negligenciada e também fornecerá mais potência à roda traseira.

Além de trocar o óleo da moto, aprender a limpar e lubrificar a corrente da moto é uma das primeiras etapas na manutenção adequada de uma moto para muitos motociclistas. Este processo é bastante simples e por norma leva apenas cerca de 15 minutos ou pouco mais. Em tempo seco deve-se proceder à lubrificação a cada 300 km, e no caso de tempo chuvoso, a lubrificação deverá ser efetuada a cada 100 km ou até menos ainda. Neste artigo iremos fornecer um guia rápido sobre a melhor maneira de limpar e lubrificar uma corrente de moto.

 Tipos de corrente 

Basicamente, existem três tipos de correntes para motos:

  • Não seladas: estas encontram-se em motos mais antigas, sendo que não possuem qualquer tipo de lubrificação interior. A composição integra apenas os elos metálicos interligados entre si. Assim sendo, estas correntes requerem uma manutenção mais cuidada.
  • O-ring: estas correntes possuem um O-ring que se situa na união entre os elos da corrente. Estes O-rings possibilitam a fixação dos elos lubrificados através dos pinos e em simultâneo impedem a entrada de terra e outros detritos na corrente.
  • X-ring: estas são muito semelhantes às O-rings, porém o formato do vedante de borracha é em X e não em O. Inicialmente, as mesmas foram desenvolvidas para a utilização em competição por terem menor atrito e aumentarem a velocidade.

 Vedantes:  as correntes lisas para motos consistem em elos de metal, enquanto as correntes seladas para motos possuem vedantes de borracha para manter a lubrificação no seu interior e evitam a entrada de sujidade da estrada.

Para completar esta manutenção deve ter uma atenção especial no que toca aos materiais a usar para lubrificar a corrente de moto:

  • Dois panos (ou T-shirts velhas);
  • Luvas de borracha resistentes;
  • Spray WD-40;
  • Papel absorvente de cozinha,
  • Cartão;
  • Spray lubrificante para correntes de moto.

Coloque a sua moto em posição: limpar e lubrificar uma corrente de moto é um processo relativamente fácil, se a sua moto tiver suportes para cavalete. Estes possibilitam que a moto seja levantada em segurança, de modo a rodar a roda traseira sem que a moto tenha de sair do mesmo sítio. Existem motos que têm um descanso central, que levanta a roda traseira da mesma forma.

A corrente da moto deve ser limpa e lubrificada imediatamente após a paragem depois de conduzir. Consequentemente, a sujidade sai de forma mais rápida e o spray lubrificante para correntes de moto agarra-se mais facilmente à corrente.

Examine a corrente e as rodas dentadas: durante a limpeza da sua corrente, poderá verificar de forma minuciosa, o estado atual da mesma.

Examine a corrente: uma roda dentada em boas condições terá uma parte superior plana e estará uniformemente gasta nas bordas dianteiras e traseiras de cada dente. Verifique se existe algum desgaste da corrente.

Limpeza da corrente: pegue nas luvas, num pano e no WD-40 e comece a remover a sujidade. O WD-40 tem dois efeitos, sendo que limpa a sujidade e protege.

Limpeza da corrente

Esfregue a corrente: esfregue a mesma até verificar que no interior dos elos da corrente não existe qualquer vestígio de sujidade. Há quem use uma escova para conseguir limpar o interior dos elos da corrente. Caso opte por fazer isso, recomendamos que utilize uma escova com pelos suaves.

A melhor forma de lubrificar uma corrente com O-ring é limpando e desmontando a peça protetora do mesmo, eventualmente algumas incrustações de óleo mais espessas terão que ser removidas com uma espátula rígida de plástico e um solvente apropriado.

Remover o excesso de WD-40: após a limpeza, utilize papel de cozinha de modo a absorver e remover o excesso de WD-40 da corrente. Depois, poderá verificar se a corrente está realmente limpa ou se ainda necessita de continuar a limpar a corrente.

Lubrifique a corrente: poderá questionar-se o que será bom para lubrificar a corrente de moto, já que o WD-40 normal não é adequado para a lubrificação correta da corrente de transmissão de uma moto, por isso terá de usar um spray de corrente específico após remover o excesso de WD-40.

Recomendamos o uso de sprays de corrente de tipo cêra ou gel. Consideramos estes lubrificantes em spray os melhores para lubrificar a corrente de moto, uma vez que apresentam uma consistência espessa e agarram-se melhor à corrente, e suja menos a moto durante a condução. A desvantagem é que estes sprays não conseguem penetrar muito bem os elos da corrente. Os sprays que são mais líquidos salpicam muito facilmente as jantes e toda a traseira da moto. Porém, penetram muito melhor nos elos e garantem uma lubrificação mais pormenorizada.

Deve colocar um bocado de cartão por trás da corrente ao colocar o spray, nomeadamente entre a corrente e a roda, e após isso aplicar o spray no interior da corrente, rodando a roda para aplicar o spray ao longo da corrente.

Limpeza final: normalmente deve esperar pelo menos 12 horas entre a lubrificação da corrente e a limpeza final. Isto permite que o spray seque, de modo a agarrar-se melhor à corrente enquanto a mesma arrefece de um dia para o outro.

Conselho

A nossa recomendação relativamente ao melhor lubrificante para a corrente de moto com O-ring é o Kroon Oil Racing Chain Lube, um lubrificante sintético que, devido aos suplementos, aditivos e solventes que tem na sua composição, possui uma excelente aderência aos metais, consegue reduzir a fricção entre as peças e oferece uma proteção eficaz contra a corrosão.

 

 

 

 

Fonte: https://club.auto-doc.pt/magazin/como-lubrificar-a-corrente-da-moto

  • ecpa

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