- Janeiro 29, 2020 /
- Dicas para 2 Rodas /
- por ecpa /
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Um motor de moto saudável necessita de boa lubrificação. O óleo que utiliza para lubrificar o motor da sua moto não dura para sempre e por vezes é necessário ter em atenção alguns sinais para saber se precisa de mudar o óleo.
Apesar de ser importante verificar regularmente o nível de óleo do motor da sua moto, é também importante utilizar o tipo de óleo de motor indicado para a sua moto. No manual de instruções o fabricante da moto indica qual o tipo de óleo indicado mediante diversas variantes, e é essa indicação que o caro leitor deverá seguir.
Não vale a pena pesquisar por “dicas” no Google ou em fóruns, pois muitas vezes as respostas que encontramos, apesar de parecerem corretas, podem estar erradas e no fim causar danos graves no motor ou, pior ainda, danos irreparáveis!
O óleo do motor é importante por diversas razões. É este líquido que o fabricante utiliza para lubrificar os componentes internos do motor. Ao mesmo tempo o óleo tem como função o arrefecimento dos componentes internos.
Como sabemos, o motor de uma moto atinge rotações bastante elevadas e a temperatura aumenta, e por isso o óleo usado na lubrificação tem também a função de baixar a temperatura dos vários componentes metálicos. Se a temperatura aumentar em demasia, seja pelo óleo não chegar onde deve para lubrificar, seja porque já não está em condições, o resultado pode ser um motor para o lixo.
Mas um óleo de motor não dura para sempre! Apesar dos fabricantes de óleos de motor usarem diversos químicos para fabricar óleos para aplicações específicas, prolongando a vida útil do óleo do motor, a realidade é que com o passar dos quilómetros o óleo perde qualidades.
Cada óleo tem um número de quilómetros em que pode ser usado, findo o qual deverá ser trocado. O manual de instruções da sua moto deve indicar quando tem de fazer a mudança de óleo.
Atualmente encontramos motos em que a mudança de óleo deve ser feita a cada 5000 km, mas há também outras motos onde a troca de óleo é efetuada a cada 15.000 km. Seja qual for a quilometragem, há certos sinais que nos podem ajudar a perceber o estado do óleo do motor da moto.
Por isso o Andar de Moto deixa aqui cinco sinais de que a sua moto pode estar a precisar de óleo novo. E não se esqueça: de cada vez que trocar o óleo, troque também o filtro de óleo!
Sinal #1 – Veja se o óleo está preto e tem textura arenosa
Algumas motos ainda têm vareta, outra já têm uma pequena janela para verificar o nível do óleo. Seja qual for o caso da sua moto, deverá verificar a cor do óleo do motor. No início o óleo do motor é translúcído e tonalidade dourada / castanha. Mas com o tempo vai passar a preto e também fica mais espesso.
Para verificar se está espesso, coloque um pouco do óleo na ponta do dedo, e esfregue o óleo com outro dedo. Se o óleo estiver bom, deverá ser suave. Se sentir que o óleo está com textura arenosa, como se tivesse grãos de areia, significa que o óleo está contaminado e deve ser trocado.
Em relação à cor preta do óleo, não existe um espaço de tempo para que o óleo comece a mudar da cor original para preto. É no entanto possível controlar a mudança da cor. Se todos os meses verificar o óleo, vai conseguir perceber se o óleo está mais preto do que devia estar. Se estiver mesmo muito preto, o óleo deve ser trocado.
Sinal #2 – O motor está a fazer mais ruído do que o habitual
Esta é uma daquelas coisas que o caro leitor vai saber reconhecer na sua moto melhor do que qualquer outra pessoa. É a sua moto, anda nela frequentemente, e qualquer ruído fora do habitual vai ficar a ecoar no seu ouvido e despoletar um sinal de alarme.
Óleo novo que é colocado no motor permite criar uma camada “fresca” de proteção entre peças metálicas no interior do motor. Não adora o som de um motor novinho em folha? Com o passar do tempo e dos quilómetros o óleo vai perder esta propriedade, e as peças metálicas vão ficar em contacto sem tanta lubrificação, criando ruídos fora do normal.
Se ouvir ruídos fora do normal e num volume acima do habitual, isso é um sinal de que pode estar na altura de trocar de óleo do motor.
Sinal #3 – Luz indicadora de problema de motor não desaparece
As motos modernas têm sensores no motor que permitem avisar, por meio de luzes no painel de instrumentos da moto, se o nível de óleo no motor é suficiente ou se o motor tem pouco óleo.
Sempre que a luz de aviso aparecer, deve verificar o nível do óleo. Caso o nível de óleo esteja ligeiramente abaixo do habitual, pode ser apenas necessário adicionar um pouco de óleo para repor o nível. A luz deverá apagar. Caso a luz de aviso “check engine” ficar acesa, isto é sinal de um problema mais grave e a moto deve ser verificada por um mecânico qualificado.
Sinal #4 – Nível de óleo está abaixo da marca mínima
Já adicionou óleo para repor o nível, verificou através da vareta ou da janela que o óleo está no máximo indicado pelo fabricante da moto, mas o nível de óleo continua a baixar. Isto é sinal de um problema!
Não existindo uma fuga no motor, isso significa que o problema pode estar no óleo ser já demasiado usado. Quando o óleo perde as suas características químicas perde também a capacidade de lubrificação. O motor irá utilizar maior quantidade de óleo para garantir que todos os componentes estão devidamente lubrificados.
É por isso que, por mais que reponha o nível de óleo, o nível de óleo estará sempre a baixar mais do que o normal. Neste caso é necessário trocar o óleo.
Sinal #5 – Não se lembra da última vez que trocou o óleo
Apesar dos fabricantes dizerem no manual de instruções da moto que o óleo do motor deve ser trocado a cada X quilómetros, na realidade deve ter em atenção o tempo em que o óleo está a ser usado.
O melhor será trocar o óleo do motor a cada 12 meses, caso não cumpra os quilómetros definidos pelo fabricante da moto.
Se não se lembra da última vez que o óleo do motor da sua moto foi trocado, então esse é um bom sinal de que está na altura de trocar o óleo! Convém ter a certeza de que da próxima vez não se perde com o tempo / quilómetros que o óleo do motor tem. Escreva num papel a data e quilómetros da moto quando efetua cada troca de óleo.
Convém também ter em atenção o tipo de utilização que dá à sua moto. Por exemplo, é normal nas motos que vão para a pista os proprietários realizarem a troca de óleo do motor mais frequentemente do que aquilo que vem descrito no manual de instruções. Nestes casos o motor estará sujeito a um esforço maior, e por isso convém ter o óleo sempre nas melhores condições possíveis.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/45717-cinco-sinais-de-que-precisa-de-mudar-o-oleo-do-motor/
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ecpa