A calibragem de pneus, ou dito vulgarmente “ver a pressão do ar dos pneus” é uma tarefa mais importante quando o assunto é manutenção preventiva de motociclos. Com certeza que, circulam muitas motos com os pneus descalibrados, e onde mais se verifica isso é no trânsito caótico da cidade, quando se para nos semáforos e se juntam vários motociclistas.
Há também uma infinidade de novos adeptos do motociclismo, com uma grande parte de mulheres, com pequenas scooters ou motos de baixa e média cilindrada, inclusive elétricas, que encontraram na moto uma forma fácil e rápida de se deslocarem pela cidade. Mas também é fácil notar que mesmo os mais experientes sempre se esquecem dos pneus e acham que ser um bom condutor já é o suficiente.
O problema é que muitos encontraram a moto como meio de mobilidade ágil, económica e divertida, mas como o mundo está numa progressão muito rápida e com tudo ligado ao mesmo tempo, estes iniciantes em veículos para mobilidade não tem a menor noção de que é preciso fazer uma manutenção preventiva mínima na sua moto para mantê-la em perfeitas condições de uso para proporcionar uma viagem segura.
E na verdade, tudo o que compõe uma motocicleta é importante, mas o que mantém a moto em equilíbrio e em contato com o solo são os pneus. É claro que, há toda uma física por traz do funcionamento da moto, o que a mantém em pé é o efeito giroscópico das rodas em movimento, mas não vamos entrar em detalhes tão a fundo. O importante é que os pneus mantêm a moto em pé e em condições controláveis de condução, são o elo de ligação entre a moto e o solo, então é fundamental que estejam em perfeitas condições de uso, pois a pressão correta é fundamental para garantir agilidade e o menor desgaste, e ainda ampliar a segurança e a economia de combustível, e consequentemente a redução de emissão de CO2 na atmosfera.
Todos concordam que, de nada adianta ter os melhores pneus do mundo montados nas jantes da moto, com alta tecnologia de construção e de compostos da borracha, se os pneus não estiverem devidamente cheios de ar e calibrados adequadamente conforme as especificações e o uso. A calibragem correta proporciona o melhor aproveitamento do sistema de direção, suspensão, travagem, tração e transmissão, ampliando o prazer ao conduzir e principalmente a segurança.
A calibragem deve ser feita com os pneus frios, então é importante que faça a verificação num posto mais próximo do local de onde inicia a viagem, para que ao rodar os pneus não esquentem, o que prejudica a calibragem ideal. Leia o manual da moto para saber a calibragem correta, ou informe-se no concessionário da marca ou numa casa especializada em pneus, embora na maior parte das motos têm um autocolante com essa informação.
Faça a calibragem conformeo indicado pela marca da sua moto e não caia nas lendas e nas dicas dos conhecedores, como já se ouve dizer que na chuva é melhor esvaziar o pneu para aumentar o atrito ou para aumentar a calibragem para andar em autoestrada. É tudo conversa da treta e só serve para assunto de mesa de café, por isso o recomendado da marca da moto é a melhor. Se quiser trocar o pneu por outro modelo não há problema, mas procure usar as mesmas medidas do pneu original.
É claro que cada condição de uso precisa de uma calibragem específica para o melhor aproveitamento das caraterísticas de utilização de cada pneu. No asfalto é uma condição, no off-road é outra bem diferente e numa pista de corrida é outra ainda, e a dica de uma não vale nada para a outra, pois são universos completamente diferentes e discrepantes.
Após fazer a calibragem dos pneus da moto, perceba como ela fica mais fácil e ágil de conduzir, e fica mais firme e assenta melhor no chão, mais responsiva e segura, sem balanços ou desvios indesejados da trajetória.
Também fique atento à marca limite de uso do pneu e nunca use o pneu até perceber que está realmente “careca”, pois nessa condição ele já está fora do limite há muito tempo, a sua segurança está em risco e se for mandado parado por uma operação stop, a moto poderá ser apreendida exatamente por não oferecer condições de segurança.
Fonte: https://motorcycleonline.info/?p=23315