
- Junho 01, 2020 /
- Dicas para 2 Rodas /
- por ecpa /
- 0 Comments

Afinal, só temos duas rodas e queremos manter uma ‘amizade’ que perdure no tempo.
Por: Ricardo Ferreira
Sobretudo, se for um iniciado nas duas rodas, tenha atenção a estes aspetos, elementos cruciais para a prática de uma condução segura:
- TRAVAGEM E CURVA

Em linha reta, ainda com a moto vertical, comece a pressionar o pedal de travão e ao mesmo tempo a manete de travão no guiador.

À medida que o garfo da suspensão dianteira se comprime, pressione cada vez mais forte a manete, enquanto liberta gradualmente o pedal para evitar o bloqueio da roda traseira, já travada pela redução de marchas na caixa (travão-motor).

Reduza bastante a velocidade, e em seguida coloque a moto na corda da curva, soltando o travão dianteiro (para não ‘congelar’ a direção da moto) e mantendo uma leve pressão sobre o pedal para ajustar a sua velocidade. Fazendo isto consegue desenhar uma bela trajetória sem o risco de escorregar e cair.
2. PAVIMENTOS ESBURACADOS: ATENÇÃO AO GUIADOR!

É um aviso de perigo, quando subitamente sente o guiador a tremer chegando a disparar violentamente de um lado para o outro – um fenómeno vulgarmente designado por shimmy, e que noutro artigo vamos pormenorizar.
Isto sucede muitas vezes em pavimentos degradados e também em trilhos de fora-de-estrada. Para o evitar, o melhor é aplicar uma aceleração progressiva que vai diminuir os solavancos… Certifique-se também se a suspensão está convenientemente regulada (suavizar as configurações de recuperação hidráulica e de compressão, ajudam a evitar este fenómeno).

Se por acaso sentir a moto pouco flexível e demasiado dura no amortecimento, aperte ´com firmeza o depósito entre os joelhos (o seu corpo “absorve” os choques) o que aumentará a flexibilidade no guiador. No entanto, fique sempre alerta e, logo que possa, estacione a moto e aligeire a pressão no hidráulico.
Nas motos atuais tudo isto é convenientemente explicado, por vezes até no computador de bordo do painel, mas se a sua moto já tiver alguns anos, pode sempre visitar o seu concessionário e pedir para melhorar o amortecimento.
3. POSTURA DAS MÃOS

Movendo as mãos para as pontas do guiador da sua moto, vai beneficiar de um braço de alavanca superior. Isto permite, para além de menor fadiga na condução e superior impressão de segurança, poder ainda aplicar mais força na travagem.
4. TODA A MOTO ESTREMECE? ACELERE!

Imagine que travou abruptamente e toda a moto estremece. Preocupante, mas não necessariamente perigosa, esta reação pode ser atenuada pressionando ligeiramente o pedal do travão sem reduzir a aceleração da moto. Isto comprime a suspensão traseira, que pára de bombear, e a moto estabiliza. Também pode apertar os joelhos contra o reservatório para aliviar a tensão no guiador. Quase sempre isto funciona!
5. TRAVAGEM À FRENTE

Não há nada de complicado nesta técnica. Em primeiro lugar e para estabilizar a moto na fase de travagem, deve impulsionar para baixo o pedal do travão traseiro, pressionando imediatamente a seguir a manete de travão, com cuidado. Depois, à medida que sente a moto mergulhar no garfo, pressione cada vez mais – sempre de forma progressiva – a manete do travão dianteiro.
Depois de ter abrandado o suficiente, solte-a enquanto inclina a moto para uma curva, mantendo uma ligeira pressão no pedal para ajustar a sua velocidade.
6. TRAVAGEM TRASEIRA: MAIS ÚTIL DO QUE PENSA

Ao percorrer curvas ou sair das mesmas, o travão traseiro da sua moto permite ajustar a sua velocidade muito mais facilmente com o toque de pé do que através do acelerador. Considerando que, se tentar travar pela frente no mesmo caso, a moto subirá sistematicamente e sairá da sua linha ideal, quando as suspensões estiverem um pouco ‘cansadas’ – aplicar o travão traseiro também pode mudar o curso das suspensões da mesma forma, sem desacelerar.
7. NÃO ‘ESQUECER’ O PÉ SOBRE O PEDAL DE TRAVÃO

Isto pode suceder muitas vezes ao cabo de muitos quilómetros em viagens longas, ou no trânsito demorado, sobretudo devido a fadiga na condução.
Use sempre os patins como ponto de apoio, colocando apenas pressão no pedal de travão ou no seletor de mudanças quando necessário. Pode sim, colocar as pontas dos pés o mais próximo possível dos controles da moto. Mais rápido, mais eficiente e mais confortável… mas um pouco menos estético!
8. EMBRAIE/DESMBRAIE COM UM DEDO OU DOIS

Pressionar a manete de embraiagem levemente com um ou dois dedos, facilita a mudança de marchas sem danificar o motor e sem soltar o guiador da moto. Isto permite-lhe segurar com maior firmeza a moto, especialmente quando acelera à saída de uma curva.
9. DESEMBRAIAR EXIGE O PRONTO DOSEAMENTO DOS TRAVÕES

Ao desembraiar sem cuidar do motor (por ex. utilizando a caixa de velocidades como travão-motor) deve focar toda a sua atenção no doseamento dos travões. Assim que a moto tenha abrandado o suficiente, pode rapidamente fazer uma curva pouco antes de, por exemplo, mergulhar numa curva, soltando a manete de embraiagem.
10. CHUVA: ALIGEIRE A PRESSÃO NO GUIADOR

Sobre piso molhado, mais ainda do que no seco, uma das regras de ouro do motociclismo é não forçar o guiador. Ao curvar, é melhor deixar a roda dianteira encontrar o seu próprio caminho (e encontrar a sua aderência naturalmente) enquanto guia o resto da moto com a parte-ciclística.
Para isso, pode, por exemplo, fazer pressão lateral com os joelhos no depósito da moto, ou na borda da sela (com as nádegas!) ou nos patins para os pés (com os pés…). Se a moto estiver firmemente equilibrada em ambas as rodas, há menos risco de a moto escorregar/patinar na estrada, cuidando da sua trajectória para a tornar o mais suave possível.
Nota importante: muitas das recomendações que acima referimos, não devem ser consideradas no mundo das scooters, com um tipo de construção diferente, e com o travão dianteiro por manete em vez de pedal.
A transmissão automática (que evita ter de jogar com um selector de velocidades e uma embraiagem), aliada à potência imediatamente disponível e à proteção quase perfeita da carenagem, filtra muitas sensações, afogadas num mundo de facilidade. Tanto que muitas vezes anda demasiado depressa sem dar por isso… Por isso, tenha cuidado com o seu velocímetro e esteja atento a erros de desatenção, o inimigo número um do motociclista!
Fonte: https://motomais.motosport.com.pt/noticias/10-conselhos-para-andar-bem-de-moto/
-
-
ecpa
Leave A Comment
Categorias
Arquivo
- Fevereiro 2025
- Janeiro 2025
- Dezembro 2024
- Novembro 2024
- Outubro 2024
- Setembro 2024
- Agosto 2024
- Julho 2024
- Junho 2024
- Maio 2024
- Abril 2024
- Março 2024
- Fevereiro 2024
- Janeiro 2024
- Dezembro 2023
- Novembro 2023
- Outubro 2023
- Setembro 2023
- Agosto 2023
- Julho 2023
- Junho 2023
- Maio 2023
- Abril 2023
- Março 2023
- Fevereiro 2023
- Janeiro 2023
- Dezembro 2022
- Novembro 2022
- Outubro 2022
- Setembro 2022
- Agosto 2022
- Julho 2022
- Junho 2022
- Maio 2022
- Abril 2022
- Março 2022
- Fevereiro 2022
- Janeiro 2022
- Dezembro 2021
- Novembro 2021
- Outubro 2021
- Setembro 2021
- Julho 2021
- Junho 2021
- Maio 2021
- Abril 2021
- Março 2021
- Fevereiro 2021
- Janeiro 2021
- Dezembro 2020
- Novembro 2020
- Outubro 2020
- Setembro 2020
- Agosto 2020
- Julho 2020
- Junho 2020
- Maio 2020
- Abril 2020
- Março 2020
- Janeiro 2020
- Dezembro 2019
- Novembro 2019
- Outubro 2019
- Setembro 2019
- Agosto 2019
- Junho 2019
- Maio 2019
- Abril 2019
- Fevereiro 2019
- Janeiro 2019
- Dezembro 2018
- Outubro 2018
- Setembro 2018