Por último falemos sobre o controlo de derrapagem que podemos sofrer na roda traseira por vários factores: os pneus frios, novos, velhos, com fraca aderência, excesso de gases, etc. Nesse momento, a moto poderá começar a deslizar para trás apesar de ainda estarmos longe de cair. Se a queda ocorre e de forma violenta se cortamos imediatamente com a aceleração.

Ao fazê-lo, a suspensão que se encontra muito comprimida irá libertar-se de forma repentina, lançando-nos pelo ar violentamente e provocando muitos danos. Isto é o que é chamado de saída highside. Se em vez de cortarmos com a aceleração a mantivermos e tentemos endireitar a moto, teremos muitas chances de evitar a queda, mas isso requer experiência, porque a reacção normal é usar o acelerador.

Fonte: http://www.circulaseguro.pt/condutor-e-ocupantes/motos-curvas-6-travagem-terminamos-com-o-controle-derrapagem

 

  • ecpa

1 comment

    • Watchers

      Date : 23 Mar Responder

      Muitos motoristas aprenderam o que fazer ha muitos anos na autoescola dirija na direcao da derrapagem, alinhe os pneus, e depois saia dela. Se esse conselho te parecer completamente contra-intuitivo, voce nao e o unico, mas o fato e que ele esta ultrapassado.

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