Existem algumas coisas que se fazem diariamente e às quais não prestamos muita atenção, que nos parecem simples e até evidentes. Apesar de tudo, se pararmos para pensar e analisá-las ao pormenor, vemos o quão complexas podem ser: andar de mota eéuma delas. Para que serve estarmos a analisar exaustivamente a teoria que apoia o facto de conseguirmos fazer uma curva em duas rodas, se é algo que fazemao de forma natural todos os dias? Pois serve para que, quando algo corre mal, saibamos como reagir. E serve para que, sabendo-o de antemão e praticando com método,  reforçando os nossos pontos fracos, saibamos o que se esta a passar num momento de risco e, apesar do pânico do momento, sejamos capazes de mudar a situação a nosso favor. Saber o que se está a passar ajuda a que esse pânico não nos paralise ante uma situação de risco.

Para compilar a máxima informação possível, e para que possamos fazer-lhe entender que forças tomam parte em cada situação, recorremos a especialistas em telemetria 2D (se quiser mais informação, o seu site e www.2d-datarecording.com ). Sem ir mais longe, a maioria das equipas do Mundial usam os seus serviços e produtos: se podem analisar a pilotagem de Rossi, certamente que nos podem ajudar a compreender porque e que uma mota se comporta de certa maneira numa dada situação.

Usámos como “cobaia” uma Honda CBF 600 com vários sensores: curso de suspensões, ângulo de viragem, força aplicada no guiador, ângulo de inclinação, pressão de travagem, posição do punho do acelerador, rotações do motor e velocidade.

0 porquê da moto não cair
A explicação clássica sabre o comportamento de uma mota ou uma bicicleta em movimento e que a força exercida pelas rodas em andamento a mantém em pé: se pegarmos numa roda de bicicleta pelo seu eixo e a fizermos girar, custa muito muda-la de posição, pois esta e mantida pela força giroscópica. E assim é, mas apenas em parte: a baixa velocidade, a força giroscópica gerada pelas rodas não é significativa, e é incapaz de suportar no seu sítio o centro de gravidade da mota, com o condutor, que está bastante alto.

Continua…

  • ecpa

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